A otorrinolaringologia (ORL) é uma especialidade médica que aborda o estudo de uma área anatomofisiológica vital e de elevado impacto na qualidade de vida. 

A médica otorrinolaringologista está apta a avaliar e diagnosticar problemas respiratórios, de deglutição, de olfato, de paladar, de audição, de equilíbrio e dos distúrbios respiratórios do sono. As doenças relacionados à orelha, nariz e garganta são o nosso foco. 

O paciente agenda uma consulta com a médica otorrinolaringologista que vai conversar sobre as queixas do paciente e fazer uma avaliação física com um arsenal terapêutico como o otoscópio, o laringoscópio, o audiômetro e o nasofibrolaringoscópio. Ao final da consulta pode ainda, haver uma demanda para exames diagnósticos além dos que são feitos em consultório, como por exemplo: os exames de imagem, que serão solicitados em tempo oportuno.

As queixas mais comuns de problemas com o OUVIDO: déficit auditivo, dores relacionados à orelha, zumbido, paralisia facial, otorreia (saída de secreção da orelha) e coceira.

As queixas relacionadas ao NARIZ e seios da face são: obstrução nasal, respiração oral, sintomas alérgicos nasais (coceira,espirros, coriza …), secreção nasal e tosse, sangramento e alteração do olfato.

A VIA AÉREA SUPERIOR, cavidade bucal, laringe e pescoço são áreas também avaliadas e

trazem queixas frequentes de dor de garganta, manchas, lesões, halitose, rouquidão e dificuldade ao engolir.

O otorrinolaringologista ainda tem o conhecimento indispensável para avaliar o paciente que

se queixa de RONCO e dificuldade respiratória (APNEIA) durante o sono: os distúrbios

respiratórios obstrutivos do sono.