Mais de 80 distúrbios do ciclo sono –vigília, como o ronco , a apnéia e a insônia resultam em diminuição da qualidade de vida e em problemas de saúde, colocando em perigo a segurança pública devido à sua contribuição para acidentes de trabalho e automobilísticos.
Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira do Sono mostrou que 43% dos brasileiros não têm um sono restaurador e apresentam sinais de cansaço no decorrer no dia.
Os distúrbios do sono são diagnosticados e tratados por uma grande variedade de
especialistas médicos, que encaminham os potenciais portadores de um distúrbio relacionado ao ciclo sono-vigília a um laboratório especializado – laboratório do sono – para realização da polissonografia. Para tanto lança mão de equipamentos complexos.
A qualidade do sono é tão importante quanto a qualidade da alimentação. Quando o sono é restaurador, acordamos com vitalidade, energia e motivação. Quando não dormimos o necessário, despertamos, ao longo de vários dias, cansados em demasia, irritados e com a capacidade produtiva reduzida.
Quem sofre de distúrbio do sono poderá ter infarto, obesidade, diabetes, arritmia e hipertensão arterial. Não existe qualidade de vida sem qualidade do sono.
Algumas dicas para uma boa noite de sono são:
– deitar e acordar no mesmo horário nos sete dias da semana;
– desligar todos os aparelhos que despertem a atenção na hora de dormir;
– evitar a ingestão de alimentos que contenham cafeína, refrigerantes com cola e chocolate;
– beber pouco líquido após as 19h;
– fazer refeições leves, de preferência até três horas antes de deitar.

